domingo, 25 de outubro de 2009

Iwagumi

Buenas... sei que fazia séculos que não postava nada, mas agora tenho algo novo e interessante a mostrar.

Esse estilo de layout do aquário se chama "Iwagumi". A questão é que o iwagumi não é uma técnica nova de se compor o layout de um aquário. O Iwagumi ja é uma técnica bem antiga, mas que é usada em vários jardins japoneses, que vem de tempos antigos (em torno do ano 800 a 1200 na Era Kamakura) em que tudo que é usado na montagem do jardim tem um significado. As plantas que formam moitas, as pedras, as árvores, tudo tem seu próprio significado que, juntando no jardim, tem como resultado uma obra de arte com um contexto profundo e que pode levar anos para chegar ao seu ápice. Muitos jardins são projetados até conforme as estações do ano, com plantas e árvores específicas. O que não ocorre muito comumente nos aquários, onde montamos um hardscape (montagem do substrato + pedras) e depois estudamos os melhores lugares para as plantas.

Mas o foco principal do iwagumi em aquários são as pedras, tendo formas e cores bem estudadas e escolhidas por causa que as formações feitas com as mesmas tem vários significados. É bastante fácil de achar artigos sobre esta técnica na internet. Eu realmente não me aprofundei muito no assunto mas sempre tive vontade de montar um Iwagumi pela beleza e harmonia que transmite.


















Finalmente ontem, depois de muito planejar, montei um Iwagumi. Queria ter feito um passo-a-passo mas estava empolgado e acabei esquecendo... hehe.

Outro motivo que me impulsionou a montar esse layout é que ele ficaria na minha escrivaninha, em meu quarto. Basicamente é perceptível as triangularizações com as pedras e a decividade do substrato para que se perceba profundidade do layout.

Flora: Usei apenas dois tipos de plantas. Hemiantus callitrichoides "cuba" para formar o carpete e Eleocharis minima para compor o fundo, apesar de ser uma planta tipicamente de frente, acredito que vai ficar interessante a composição, afinal é um aquário de apenas 20L.
Fauna: Ainda estou indeciso quanto a que colocar. Num primeiro momento vou introduzir alguns camarões RedCrystal. Mais tarde acredito que vou introduzir 2 caisais de
Iriatherina wernerii, que acho simplesmente fantástica a espécie.

Nenhum comentário: